quinta-feira, 8 de julho de 2010

Curiosidades Bíblicas

Olá pessoal...

O blog tem tratado nesses dias com assuntos relacionados à Bíblia. Veja postagens anteriores sobre como e até quando estará sendo feita a tradução da Bíblia para todas as línguas existentes em todo o mundo. E o porque da importância de se ler a Bíblia.
Nós jovens e cristãos temos como necessidade primária na vida cristã a leitura diária deste livro que nada mais é para o cristão do que o alimento. O cristão que não lê a Bíblia fica privado de crescer. Em Provérbios 1:07 diz: "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução".
Se tivemos em nossa vida a decisão de andarmos com Deus, não podemos desprezar o conhecimento da Sua Palavra. Por isso quero incentivar você que ainda não adquiriu o hábito da leitura, ou até mesmo você que já tem lido a ter mais interesse e empolgação nesta prática tão satisfatória.
No entanto estaremos expondo sempre que possível algumas postagens interessantes sobre a Bíblia. Toda vez que você ver uma postagem com o título: "Curiosidades Bíblicas", dê uma conferida, E comece já a ler e a descobrir você mesmo o imenso universo de maravilhas que temos na Palavra de Deus.

Jesus te abençoe e gere em você fome da Palavra de Deus

Iaracy Nayara


Informações Básicas da Bíblia:

  • "BÍBLIA" vem do grego "Biblion" (que significa "livro"). O plural de "biblion" é BÍBLIA (que significa simplesmente "LIVROS).
  • A Bíblia é o livro mais lido do mundo.
  • Número Total de livros da Bíblia: 66 livros.
  • 39 no Antigo Testamento, 27 no Novo Testamento.
  • Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional.
  • O Velho Testamento é cerca de três vezes e meia maior do que o Novo Testamento.
  • Os livros de história cobrem metade do Velho Testamento.
  • Os livros de poesia cobrem um quinto do Velho Testamento.
  • O Pentateuco (os primeiros cinco livros escritos por Moisés) é quase do tamanho do Novo Testamento.
  • O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
  • O Novo Testamento foi originalmente escrito em Grego.
  • Inicialmente, os escritos da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos; a divisão em capítulos só veio a acontecer no ano 1250 d.C., pelo Cardeal Hugo de Sancto Caro, monge dominicano, que dele se serviu para a sua concordância com a Vulgata. Alguns pesquisadores atribuem essa divisão também a Stephen Langton, falecido em 1228. No ano de 1551, Robert Stephen fez a divisão em versículos, publicando a primeira Bíblia, assim dividida em 1555, a Vulgata.
  • Em 1525, Jacob Bem Haim, na Bíblia Bomberg, em Veneza, também havia dividido o Antigo Testamento em versículos.
  • A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
  • A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos.
  • É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.
  • O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, um lamento de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.
  • O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.
  • O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João.
  • Há 3573 promessas na Bíblia.
  • Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre."
  • João era o discípulo mais jovem dos doze.
  • O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
  • Os escritos antigos não tinham pontuação, parágrafos, capítulos, versículos, divisões, títulos. Eram escritos mais ou menos assim: portantoidefazeidiscipulosdetodasasnacoesbatizandoosemnomedopaiedofilhoedoespiritosanto. É claro que em Hebraico, Aramaico e Grego. Escreviam assim porque o material de escrita era excessivamente caro e raro. Sem espaços, letras maiúsculas ou minúsculas, pontuações ou parágrafos, economizavam mais espaço. Mas isto podia gerar erros de cópia e erros de tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário